Instalação e configuração - Parte 6

Nesta etapa irei mostrar como concluir a instalação do FWadmin.

 

Para facilitar o processo de instalação, a partir deste passo foi criado um script de instalação.

# cd /root 

# wget http://www.wmarino.com.br/images/projeto_fwadmin/instalador.zip

# unzip instalador.zip

# cd /root/instalador

# dos2unix install.sh

# chmod 700 install.sh

# ./install.sh

 

Siga as instruções do instalador

 

Após instalado, acesse o sistema através do browser:

http://[IP]:8081/fwadmin ou http://[FQDN]:8081/fwadmin

Usuário: admin

Senha: wmarino

Caso necessite se conectar no servidor via SSH, utilize o usuário wmarino e a senha definida na instalação do FWadmin. Para obter acesso ao root, utilize o comando "su -" e insira a senha definida na instalação do Sistema Operacional.

Caso necessite de acesso ao banco de dados MySQL utilize o usuário wmarino e a senha fwadm2015

Para acesso aos relatórios de navegação criados pelo Sarg, utilize o usuário admin e a senha definida na instalação do FWadmin

 

Algumas dicas:

- Realize as configurações do servidor de e-mail através do menu "Configurações", item "Gerais".

 

- Configure também os alertas via e-mail do fail2ban, através do menu "Configurações", item "Fail2ban", arquivo sendEmail.conf. (Utilizado quando algum usuário utilizar o UltraSurf para acesso a internet).

- Configure o sistema de checklist que permite controlar sua rede enviando mensagens SMS para seu celular quando ocorrer algum evento indesejável. Acesse o menu "Configurações", item "Checklist".

 

- Você também pode acessar o checklist através do endereço http://check.DOMINIO, por exemplo: http://check.wmarino.com.br. Utilize o mesmo usuário e senha.

 

- Configure a VPN, acessando o menu "Configurações", item "VPN". Clique em "editar" e depois no item "reconfigurar certificados do servidor" para gerar os certificados necessários. Ative o serviço, aplique a regra "Todas as configurações" e depois aplique a regra "Reiniciar VPN". Acesse novamente as configurações da VPN e crie um usuário de acesso na opção "cadastro de clientes". Será disponibilizado, no menu de configurações da VPN, o certificado "CA", o certificado público e a chave privada do cliente. Utilize o script de exemplo pra configurar um cliente VPN.

- Configure o sistema Cacti acessando o menu "Funções", submenu "Softwares Externos", item "Cacti".

- O backup do firewall está programado para executar diariamente a meia noite. O arquivo contendo toda a configuração é enviado por e-mail.

- Não realize nenhuma alteração do firewall Iptables através de linha de comando. Prepare todo o ambiente de acordo com suas necessidades no menu "Configurações", item "Iptables".

- Inclua as configurações dos computadores de sua rede através do menu "Usuários", "Gerenciar usuários e acessos". Você deve configurar o equipamento (IP, Usuário, MAC, banda disponível) e o tipo de acesso a internet.

 

Após realizar as modificações necessárias, aplique as regras no menu "Aplicar regras"

 

Espero que tenha ajudado.

Caso as informações contidas aqui serviram para contribuir com seu projeto ou lhe passou algum conhecimento, faça uma pequena doação aqui no site, através do menu ao lado. Ficarei satisfeito.

Imprimir

Visit betroll.co.uk the best bookies